Dica de Sérgio Beck Equinos
- cavalgadasecavalos
- 28 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de abr.
VAMOS MELHORAR A EQUITAÇÃO..
Esse e muitos outros assuntos estão no meu livro "CULTURA EQUESTRE História Estilos e Técnicas de Equitação e Atrelagem", recentemente fiz uma enquete perguntando: Supondo que você sabe o que é rédea direta e suas subdivisões, assim como rédea contrária e suas subdivisões, pergunto.
Por que não se deve acionar a rédea direta de abertura quando a embocadura é freio?
Esta informação você não encontra na maioria dos livros nem nas escolas e cursos de Equitação.
Passado alguns dias, houve algumas respostas. Era de se esperar mais, afinal nossa Equitação é pouca e é através dela que se utiliza e se aproveita o cavalo de sela. Não adianta a melhor das genéticas se a Equitação é ruim. Obrigado aos que responderam. Mas a baixa quantidade de respostas pode ser por lamentável desinteresse no assunto ou talvez porque a maioria das pessoas não sabe nem o que é rédea direta e rédea contrária.
A rédea direita
As subdivisões então ... Mas vamos lá. Rédea Direta é qualquer rédea cujo sentido da pressão aplicada nela nunca cruza a coluna vertebral do cavalo. Contrária é a que o sentido da pressão cruza, em qualquer parte (do pescoço à cauda), a coluna do cavalo. E rédea direta de abertura é a que o sentido da pressão se afasta do cavalo.
Por exemplo: você puxa a rédea da direita para a direita, afastando sua mão da coluna do cavalo. Basta a pressão deixar de ser paralela à coluna que já se trata de abertura. Normalmente isso faz o cavalo flexionar um pouco o pescoço para à direita e principalmente coloca o focinho para à direita.
Agora vejamos o que é o freio.
É qualquer embocadura, independente do modelo de bocado, que tem um bocado, duas hastes (cada uma numa extremidade do bocado) e, pelo menos, uma barbela. A parte da haste que fica para cima do bocado se chama braço e a que fica para você baixo se chama perna. Pois bem, se você fizer uma ação de rédea direta de abertura estando de freio, o que acontece é que a perna puxa o focinho para um lado, mas o braço empurra a cara, a face, a bochecha do cavalo para outro lado. É contraditório e provoca dor. Com bridão essa contradição não ocorre porque ele geralmente não tem braço nem perna. É por isso que não se deve acionar rédea direta de abertura quando a embocadura é freio.
Explicação didática e com ilustrações
Tudo isso, e muito mais, está melhor explicado, inclusive com desenhos, no meu livro "CULTURA EQUESTRE História Estilos e Técnicas de Equitação e Atrelagem". Há, inclusive, um capítulo só sobre embocaduras e outro só sobre as 5 rédeas de Equitação e seus efeitos.
Pedidos pelo WhatsApp 41 99953-0317 ou no sbeckequinos@yahoo.com.br
Prepare-se para uma longa viagem no mundo da cultura equestre.

Comments