LAÇOS E CAUSOS
- cavalgadasecavalos
- 13 de nov.
- 2 min de leitura
Série COMIDAS Gastronomia, Cotidiano e Política
Falar de comida é muito mais que saboroso!! Nas minhas colunas, tenho dedicado atenção especial à este tema, ao qual, além de apreciadora, sou mão-de-obra. Quando nem era moda cozinhar ou cuidar do que era ingerido, eu já tinha horta em casa e não dava industrializados para meus filhos, o que faz com que meu olhar concentrado na comida tenha nascido há mais de 30 anos.
Com tanto tempo observando o que nos nutre, enxerguei nas comidas, muito mais que sabor, mas também textura, odor e aparência, num conjunto harmonioso, funcionando como instrumentos de uma orquestra regida por um maestro: o chef, ou no meu caso, a muladeira cozinheira.
Verbos ou adjetivos
Consigo vislumbrar outras personalidades em alguns pratos ou ingredientes que circulam pelo nosso cotidiano, que saem da gastronomia, sendo usados como verbos ou adjetivos . Tem um problema? Tem um pepino. Certeza de um assunto? É batata. Situação difícil? Um abacaxi. Alguém bonito? Um chuchu, ou para os mais antigos, um pão. Não compareceu num compromisso? Deu bolo. Bebeu demais? Ficou goiaba. Tá legal? Tá massa.
Dizer que uma pessoa é um mel, é agrado que infla a alma do elogiado, bem ao contrário de chamar alguém de banana, que é humilhante, reduzindo o xingado a insignificância. Porém, banana com mel, “temperados” com aveia e canela, fazem uma refeição deliciosa e nutritiva. Ultimamente, as comidas tem aparecido também no cenário político com certa constância. Militar é chamado de melancia quando é verde por fora e vermelho por dentro, numa analogia de direita e esquerda. E ainda na política, muito assunto não resolvido, se diz que “terminou em pizza”.
Equilíbrio
Seja na gastronomia, no cotidiano ou na política, é o equilíbrio que torna tudo melhor, e os extremos tudo pior. Um prato não pode ser sem sal ou salgado demais, e nem somente de temperos e bons ingredientes é feita uma boa comida. O conhecimento e sabedoria de quem cozinha, é o que faz de uma simples mistura de ingredientes, uma comida saudável e equilibrada. No cotidiano e na política, vale a mesma regra. Conhecimento e sabedoria, sem extremismo, com equilíbrio: temperos ideais da boa comida e das boas relações!!!








Comentários