Ratinho Junior participa de evento com prefeitos Rudão e Dalmora destacando pacote de obras do litoral
- cavalgadasecavalos
- 13 de ago.
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Obra de duplicação em concreto da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná já começou
Quem passa pela região entre Matinhos e o balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, já pode notar o movimento das máquinas e operários ao longo da PR-412. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, deu início à obra de duplicação do trecho no dia 09 de agosto
Também conhecida como Rodovia Máximo Jamur, a estrada de 14,28 quilômetros terá duplicação em concreto, fruto do investimento de R$ 274 milhões para melhorar a principal ligação entre as duas cidades litorâneas.
Pacote de investimentos
Ratinho Junior destacou que a obra compõe o grande pacote de investimentos do Governo do Estado no Litoral, que inclui grandes projetos, como a construção da Ponte de Guaratuba e a revitalização das orlas de Matinhos e Pontal do Paraná. “Estamos iniciando mais uma das grandes obras do Litoral, que é a duplicação da rodovia entre Matinhos e Praia de Leste, que será uma grande avenida com pistas de concreto, ciclovia, pistas de caminhada e iluminação de LED”, explicou o governador.
A Orla de Pontal
Também teve início na primeira semana de agosto. Segundo o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, a obra garante a mobilidade de turistas e moradores. “A obra vai melhorar a mobilidade nas praias de Pontal e Matinhos, vai trazer segurança no trânsito para pedestres e ciclistas, além da redução nos alagamentos com obras de drenagem”, afirmou.

Pontes e drenagem
O projeto inclui ainda a construção de duas novas pontes – uma sobre o Canal de Matinhos e outra sobre o Rio Balneário –, além de um viaduto no entroncamento da PR-412 com a Avenida Curitiba. A drenagem das águas será feita sob as marginais, evitando o remanejamento de redes subterrâneas e acelerando o andamento das frentes de serviço.
Duplicação
Os serviços na PR-412 começaram com a implantação das novas vias marginais, por onde o tráfego de veículos será desviado futuramente para permitir o avanço da duplicação do eixo principal da rodovia.
O projeto prevê a construção de uma nova pista central com pavimento rígido de concreto com 21 centímetros de espessura – uma solução mais resistente e duradoura que o asfalto tradicional.
A faixa atual será alargada para ambos os lados, com separação por barreiras de concreto no centro. Já as marginais, com sentido único, contarão com vagas de estacionamento, calçadas para pedestres e ciclovias bidirecionais (com fluxo de bicicletas nos dois sentidos), garantindo mais segurança para os ciclistas.
Com Informações da AEN
Fotos: Prefeitura de Pontal do Paraná / Clovis Santos









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