Tarifaço dos EUA impacta exportações do Paraná
- cavalgadasecavalos
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Nove dos dez principais produtos exportados pelo estado são afetados pela nova política tarifária
Entrou em vigor no dia 06 de agosto a tarifa adicional de 40% aplicada pelos Estados Unidos sobre produtos importados do Brasil. Somada aos 10% anunciados em abril, a sobretaxa eleva para 50% o custo das exportações brasileiras ao mercado norte-americano, colocando o país no topo da lista dos mais taxados. A medida é parte de um pacote polêmico de revisão de tarifas adotado pelos EUA.
O Paraná ocupa a 7ª posição entre os maiores exportadores brasileiros para os EUA. Em 2024, o estado movimentou US$ 1,58 bilhão em exportações para aquele mercado. No entanto, nove dos dez principais produtos exportados pelo Paraná serão afetados pela nova política tarifária.
Ficaram de fora das isenções
Produtos expressivos da pauta paranaense, como madeiras processadas (de coníferas, compensadas e serradas), portas e caixilhos e peças de carpintaria.
Equipamentos como carregadoras e pás mecânicas, transformadores dielétricos e condutores elétricos também serão taxados.
Outros itens impactados
Incluem café solúvel, couros e peles de bovinos, açúcar de cana e tilápia, da qual o Paraná é o maior produtor e exportador nacional, com US$ 22 milhões em exportações em 2024.
Oferta no mercado interno
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, a nova tarifa pode inviabilizar o envio de alguns produtos, aumentando a oferta no mercado interno e, consequentemente, reduzindo seus preços em um primeiro momento. “Produtos como café, couro e filé de tilápia podem ter seu preço pressionado no Brasil. Contudo, muitas empresas produzem sob demanda para o mercado norte-americano e não há como redirecionar a produção para o consumo interno, o que torna o cenário desafiador”.
A Fecomércio PR seguirá monitorando os desdobramentos do tarifaço e seus impactos regionais, mantendo os empresários informados e mobilizados.










Comentários